| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

CEDETRAN: Portal do Trânsito do Paraná
Desde: 20/02/2010      Publicadas: 228      Atualização: 02/04/2018

Capa |  Acidentes  |  Caminhoneiros  |  Campanhas de Transito  |  Crime ou Dolo  |  Guia do Transito  |  Leis do Trânsito  |  Noticias Recentes


 Leis do Trânsito

  03/03/2011
  3 comentário(s)


Trânsito: projeto pode criar 'lei seca do cigarro'

A atual legislação obriga o motorista a dirigir com as duas mãos no volante

Trânsito: projeto pode criar 'lei seca do cigarro'







Trânsito: projeto pode criar 'lei seca do cigarro'


A "lei seca dos cigarros", um projeto que proíbe o motorista de dirigir fumando, está em tramitação na Câmara dos Deputados. Apesar das críticas que acompanham a idéia, para o autor da proposta, deputado Dr. Talmir (PV-SP), o momento atual de grande repercussão em torno da queda de acidentes provocada pela lei seca torna propícia a aprovação do projeto que proíbe o cigarro para quem está ao volante.

» Opine sobre a lei seca do cigarro
» vc repórter: mande fotos e notícias

"Quando o projeto da lei seca foi aprovado na Câmara, nem nós acreditávamos que iria dar tão certo. O mesmo pode acontecer com a lei que proíbe o cigarro", disse.

O deputado, que também é médico, explica que a proibição iria reduzir o número de acidentes porque, segundo ele, o motorista que fuma inevitavelmente acaba se desconcentrando porque sempre precisa procurar o isqueiro para acender o cigarro e ainda bater as cinzas que muitas vezes voam e queimam o estofado do veiculo.

"Muitos acidentes já foram provocados por causa disso. O fumante se desconcentra o coloca a vida dele e de outras pessoas em risco", explica.

Além disso, ele ressalta o aspecto ambiental da medida, já que, de acordo com o parlamentar, quase ninguém apaga o cigarro e deixa a ponta dentro do carro para depois jogá-la no lixo. "O motorista fumante provoca boa parte das queimadas de beira de estrada em período de seca e mesmo que isso não aconteça, uma bituca leva anos para se decompor."

O deputado explica que, como a atual legislação obriga o motorista a dirigir com as duas mãos no volante, o projeto apresentado foi em caráter conclusivo, ou seja, não precisa ser votado no Plenário da Casa para virar lei.

Ele foi protocolado na Mesa Diretora e vai passar por três comissões (de Transporte, Seguridade Social e Justiça e Cidadania). A idéia é que depois disso o código de trânsito seja mais claro e estipule a punição específica para o cigarro.

Mas no decorrer de toda a tramitação, o projeto deverá ser alvo de críticas de diversos setores, conforme prevê o próprio autor da proposta. "Certamente, a Câmara ficará lotada de lobistas da indústria de cigarros, mas pretendo combatê-los para aprovar a matéria", afirma ele.

Entre as pessoas ouvidas pela reportagem, as opiniões estão divididas. "A idéia é absurda, chega a ser ridícula. Não dá nem pra imaginar um guarda me multando por causa de um cigarro", critica o estudante Marcelo Cordeiro, que é fumante.

Já o publicitário Marcelo Bressan apóia a idéia. "Uma vez estava dirigindo ao lado de um senhor que fumava quando bateu um vento e a brasa do cigarro caiu no colo dele", diz.

O especialista em trânsito Paulo Cézar Marques, professor de engenharia da Universidade de Brasília, demonstra preocupação com o projeto de lei. "Como o código de trânsito já proíbe que se dirija com uma mão só, meu medo é que fiquemos obrigados a especificar tudo, tipo: não pode fumar, não pode comer, etc", pondera.

De acordo com ele, o ideal seria o governo primeiro bancar uma campanha explicando os riscos em torno de se dirigir fumando para depois começar a multar aqueles que insistirem em fumar dirigindo. Ao ser questionado sobre como seria chamada a lei entre a sociedade, o professor diz em tom de brincadeira: "seria a lei seca do cigarro ou a lei anti-fumaça".

Redação Terra

  Autor:    Redação Terra


  Mais notícias da seção Geral no caderno Leis do Trânsito
23/09/2016 - Geral - O agente da autoridade de trânsito e a aplicabilidade do artigo 89, I do CTB
Em face do exposto, é perfeitamente claro que os agentes públicos estão estritamente vinculados a lei " Estado Democrático de Direito, subordinados ao império da lei e não mais ao império do homem.Por fim, verificou-se que a lei a ser cumprida nem sempre é tão clara o suficiente, existindo a necessidade de uma leitura sistemática, a ciência hermenê...
19/11/2015 - Geral - Habilitação para ciclomotores volta a ser obrigatória em todo territorio nacional
A liminar da Justiça Federal tinha como base uma ação civil pública impetrada pela Associação Nacional dos Usuários de Ciclomotores (Anuc), que reivindica também a redução de 50% na carga horária da ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores)....
11/05/2014 - Geral - Quem tiver carro roubado pode ter IPVA restituído
Dos mais de 10,3 mil motoristas que tiveram o veículo roubado ou furtado em Belo Horizonte, em 2012, menos de 2% pediram o dinheiro do IPVA de volta....
19/10/2013 - Geral - Direitos e deveres no Trânsito, conheçam alguns deles.
Art. 71. O órgão ou entidade com circunscrição sobre a via manterá, obrigatoriamente, as faixas e passagens de pedestres em boas condições de visibilidade, higiene, segurança e sinalização....
09/08/2013 - Geral - Você sabe os direitos e deveres dos pedestres?
"Os pedestres que atravessarem uma via na faixa têm prioridade de passagem, exceto quando há sinalização de semáforo. Nesse caso a sinaleira deve ser respeitada"...
04/08/2013 - Geral - Estacionar na pista de rolamento das estradas, vias de trânsito rápido
Multa: R$ 191,54 e remoção do veículo.Pontos: 7 (gravíssima)....
27/08/2011 - Geral - Levar bebida alcoólica no carro poderá ser infração gravíssima
punido com sete pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 191,44...
04/08/2011 - Geral - resolução nº 356 do Contran.
motocicletas e motonetas destinadas ao transporte remunerado de mercadorias ou pessoas só poderão circular com autorização emitida pelos departamentos de trânsito (Detran) estaduais...
23/07/2010 - Geral - DPVAT - Conheça os sus direitos
Poucas pessoas sabem desse direito...
19/05/2010 - Geral - Pela lei, é possível converter a infração leve ou média
Multa pode virar só advertência...



Capa |  Acidentes  |  Caminhoneiros  |  Campanhas de Transito  |  Crime ou Dolo  |  Guia do Transito  |  Leis do Trânsito  |  Noticias Recentes
Busca em

  
228 Notícias