| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

CEDETRAN: Portal do Trânsito do Paraná
Desde: 20/02/2010      Publicadas: 228      Atualização: 02/04/2018

Capa |  Acidentes  |  Caminhoneiros  |  Campanhas de Transito  |  Crime ou Dolo  |  Guia do Transito  |  Leis do Trânsito  |  Noticias Recentes


 Duvidas Frequentes

  26/12/2015
  0 comentário(s)


Habilitação vencida a mais de 30 dias tire as suas duvidas

Você já sabe o que fazer com a carteira de habilitação vencida a mais de 30 dias? O artigo de hoje com mais informações e dicas para você que está nesta situação!

Habilitação vencida a mais de 30 dias tire as suas duvidas


A verdade é que muitas pessoas tem questionado atualmente sobre uma possível multa que é preciso pagar para conseguir renovar a CNH após o prazo de 30 dias ou algo do tipo e inclusive eu tenho recebido inúmeros comentários aqui no blog sobre este assunto. Até mesmo pessoas com mais de 5 anos com a carteira vencida querem saber o que é preciso para renovar.

Então analisando este assunto eu decidi preparar uma série de informações neste artigo falando sobre o que fazer com a habilitação vencida a mais de 30 dias e comentar sobre alguns mitos que as pessoas estão levando em consideração hoje em dia, principalmente nas redes sociais.

Multa para renovar a habilitação vencida a mais de 30 dias

Recentemente eu me deparei com uma série de pessoas comentando que é preciso pagar uma multa para renovar a habilitação vencida a mais de 30 dias, portanto se o condutor não renovasse a CNH dentro do período certo teria que pagar esta multa. De qualquer forma, o próprio Detran fez questão de deixar bem claro que isto é uma mentira e não existe nenhuma multa para quem não renovar dentro dos trinta dias. Inclusive algumas pessoas chegaram a dizer que o valor da multa para renovar a carteira de habilitação fica na faixa dos R$ 1200,00 Reais, mas não se preocupe com este detalhe, pois é uma informação falsa!

A única coisa que você precisará pagar são as tradicionais taxas cobradas para quem vai realizar a renovação, que costuma ser o boleto de renovação do Detran e o exame médico. De todo modo estas são taxas que não tem como fugir e todas as pessoas habilitadas que irão renovar a carteira precisarão pagar estas taxas, além de tirar novas fotos.


Como renovar habilitação vencida a mais de 30 dias?

Recentemente eu recebi o comentário de uma leitora aqui do blog que não está morando no Brasil e que está com a carteira vencida a 1 ano, então ela quer saber como poderá renovar e se corre o risco de perde-la. Basicamente não precisa se preocupar com o cancelamento da habilitação, até porque esta é mais uma das mentiras contadas por aí, já que o Detran informou que a carteira não é cancelada após os 30 dias e que este é o período que você terá para dirigir com a habilitação vencida enquanto dá entrada para o processo de renovação.

Portanto, se você está com a habilitação vencida a mais de 30 dias, simplesmente procure o Detran de sua cidade (para quem mora no Brasil) e dê entrada o quanto antes para renovar sua carteira. Independente se tem 30 dias passados, 1 ano ou 4 anos com a carteira vencida! A única restrição é para aquelas pessoas que estão com a habilitação vencida a mais de 5 anos, pois estas pessoas precisarão fazer uma prova de atualização ou um curso no momento que forem renovar a CNH, além dos exames e do pagamento do tradicional boleto de renovação.

Posso dirigir com habilitação vencida após 30 dias?

Observando bem a sua própria carteira você identificará a data de vencido. A minha, por exemplo, tem validade até 13 de Setembro de 2017 e após esta data eu ainda posso dirigir por mais 30 dias, mesmo com a habilitação vencida, porque este é o período que eu tenho para dar entrada no processo de renovação e receber minha nova carteira. Então se você está com a habilitação vencida com menos de 30 dias, é bom procurar renovar logo, mas é possível continuar dirigindo.

Após os 30 dias, a sua carteira não será cancelada (como expliquei anteriormente), mas você não poderá conduzir sem renova-la. Se você for pego dirigindo com a habilitação vencida a mais de 30 dias, terá sua carteira recolhida e o seu veículo será retido até que você apresente alguém com habilitação para retira-lo, sem falar que levará uma multa no valor de R$ 191,54 Reais e levará 7 pontos na carteira, por ser uma infração gravíssima! Para resumir: Você poderá ficar com a CNH vencida a mais de 30 dias, porém não poderá dirigir.

Então espero que as informações destacadas aqui tenham sido úteis para quem esta com a carteira de habilitação vencida a mais de 30 dias e quer saber o que acontece, como poderá renovar e muito mais. Agora cabe a você correr atrás e procurar renova-la o quanto antes!
  Autor:   blog


  Mais notícias da seção Geral no caderno Duvidas Frequentes
17/06/2015 - Geral - Mitos e verdades sobre pontuação da CNH
Além de colocar em risco a segurança de todos na via, as infrações de trânsito se transformam em multas que pesam no bolso e na habilitação dos condutores. A pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um dos temas que mais levanta dúvidas nos condutores....
15/02/2015 - Geral - Dúvida: é possível trafegar sem placa?
Para trafegar com segurança, é imprescindível que o condutor esteja de posse da nota fiscal de compra, que deve trazer o carimbo de saída da concessionária com a data na qual o modelo foi entregue. O consumidor tem, nesse prazo, o dever de registrar e licenciar o veículo junto ao órgão de trânsito de sua cidade....
17/01/2013 - Geral - Multas prescritas - Ninguém faz nada?
Dnit instrui motoristas a pedir suspensão de infrações pendentes desde 2001, mas não há prazo para solução. Enquanto isso, há risco de autuações serem cobradas em dobro...
29/11/2012 - Geral - O que não fazer em caso de acidente de trânsito
Se o condutor se envolve em um acidente existem algumas medidas que devem ser tomada...
15/05/2012 - Geral - Grávidas podem dirigir, mas com segurança
Não há nada no Código de Trânsito Brasileiro que proíba a gestante de dirigir, mas as recomendações médicas devem ser levadas em conta ...
04/03/2011 - Geral - Quais os motivos para não se pedalar na contramão?
motivos para não se pedalar na contramão podem ser sintetizados em 3:...



Capa |  Acidentes  |  Caminhoneiros  |  Campanhas de Transito  |  Crime ou Dolo  |  Guia do Transito  |  Leis do Trânsito  |  Noticias Recentes
Busca em

  
228 Notícias